sexta-feira, 13 de março de 2009

Interiores Sustentáveis

Sua casa é sustentável?
Mobiliário, iluminação, utilização da água e a sua rotina são indicadores de critérios sustentáveis.
A Arquitetura de Interiores também atua nessa área.
Como?
Atentando-se em especificar produtos (revestimentos, mobiliário, iluminação, e etc.) que contribuam com o consumo consciente, baixo impacto ambiental, eficiência energética.

Consulte um Arquiteto, para que o projeto seja pensado a partir de critérios ecológicamente corretos.
A disposição e organização dos espaços e instalações interferem na especificação dos produtos sustentáveis.
Algumas dicas podem ajudar:

- Ambientes: estudar o ambiente externo reflete no planejamento de iluminação e distribuição dos espaços, que podem ser adequados pela posição do sol. Por exemplo, o ambiente que precisar de maior iluminação pode usar a luz natural do dia se localizado numa área que favoreça isso.

- Mobiliário: a extração da matéria prima, o processo de produção, distribuição e comercialização do mobiliário deve ser analisado. A madeira, por exemplo, deve ser certificada ou reflorestada.

- Água: existem poucas opções de tubulações ecológicas, o correto seria utilizar tubos de plástico reciclado, mas são alternativas restritas ao uso, pois alguns componentes, como o gás para aquecimento da água, não pode ter contato com materiais de plástico.

- Energia: utilizar equipamentos redutores de energia como LED´s (Ver DORMITÓRIO MYKONOS) lâmpadas fluorescentes e eletros com selo do Procel (Programa de Conservação de Energia Elétrica que comprova a eficiência energética de um eletrodoméstico) é fundamental. A energia solar ou eólica são ótimas opções, mas ainda necessitam de um alto investimento.

- Pintura: tinta a base de água é a melhor alternativa, a escolha de alvenaria ou tijolos dispensa o uso da tinta. Tintas a óleo ou látex contêm compostos orgânicos que são emitidos nos ambientes ao longo dos anos, prejudicando a saúde das pessoas que convivem naquele espaço.
O que é um produto sustentável e como identificá-lo?

Todo produto - seja industrializado, artesanal, residencial ou comercial - que não emitir poluentes tóxicos no ambiente e o processo de produção contribuir para o desenvolvimento sustentável é considerado um produto ecológico. Escolher materiais ecologicamente corretos e eficientes para o uso de interiores é uma preocupação fundamental na gestão de um projeto. Observar a procedência dos materiais utilizados, modo de produção e verificar se o fornecedor tem um programa de melhoria social e energética ou se é certificado pelo ISO 14001 - certificação das normas ambientais - é uma maneira de filtrar as empresas que trabalham com esse tipo de produto.
Contribuir para que a consciência sustentável seja colocada em prática é uma tarefa de todos.
Estofado Onça Pintada da Ambiente Brasil
Estrutura interna: eucalipto reflorestável.Encosto: percintas elásticas italianas e almofadas soltas de fibra siliconizada.Assento: molas zig zag, almofadas fixas de espuma D 30 soft e fibra manta termoboding.Braço: opção de braço revestido com tecido ou de MDF laminada ou laqueada.Braços desmontáveis.

Nenhum comentário:

Postar um comentário