quarta-feira, 28 de julho de 2010

Lá em Casa | Poltrona Mole

Sabe aquela frase que as pessoas dizem geralmente em momentos inadequados?

Ô! LÁ EM CASA!

Pois é, aqui no blog ela vai ter um outro sentido, bem mais...digamos, bacana.

Vamos postar idéias, móveis, objetos... Aquelas coisas que a gente gostaria de ter LÁ EM CASA.

Começo com uma poltrona que é uma delícia de se jogar e curtir momentos de puro ócio.

Poltrona Mole (1957), com design de Sérgio Rodrigues.

Com assento e encosto de couro para lá de confortáveis e madeira típica brasileira,
a poltrona Mole destacou-se no panorama local e mundial do design.

segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os craques do design: Fernando e Humberto Campana, referência no Brasil e no mundo


Irmãos Campana vêm ao Rio Grande do Sul
para o lançamento de sua mais nova criação

A notícia de que os designers paulistas e irmãos Humberto e Fernando Campana vêm a Porto Alegre, na próxima quarta-feira, para o lançamento de um saca-rolhas em evento só para convidados, no Café de La Musique é praticamente como dizer que a über-model Gisele Bündchen desfilará no DonnaFashion, ou que Pelé está escalado para um Gre-Nal entre gremistas e colorados veteranos. A diferença dos Campana para Gisele e Pelé é única: diferentemente da moda e do futebol, o design é seara ainda pouco conhecida e explorada no Brasil. Por isso, a comparação pode soar meio exagerada. Mas não é.

Humberto (sentado) e Fernando (em pé) lamentam a falta de visão do empresariado brasileiro
 e a carência de investimentos em design. "A hora é agora", avisam - Eduardo Knapp, Folhapress
Fernando e Humberto Campana simbolizam a expressão máxima dessa profissão no país e servem de referência em outros continentes. São reconhecidos por sugerir novos códigos de leitura sobre os objetos, além de contribuir para mudanças de perspectivas sobre a vida cotidiana.

Nada mais natural, portanto, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) pedisse socorro aos Campana para que ajudassem a vender a imagem do vinho brasileiro aqui e lá fora. O resultado foi a criação deste saca-rolhas ao lado, o novo ícone da marca Vinhos do Brasil/Wines From Brazil, fabricado pela Tramontina e, desde já, objeto de cobiça dos aficionados pela bebida e pelo design.
 
O lançamento
O saca-rolhas criado pelos irmãos Campana com arame de aço inox ajudará a vender
a nova imagem dos vinhos brasileiros no Brasil e no Exterior

É a força da natureza e o poder de abstração, um objeto funcional, mas extremamente emocional e lúdico – define Humberto Campana. – Vejo o design como objeto de afeto. Estamos vivendo muito pouco o afeto e tentamos trazer essa emoção para os nossos objetos.
 
 
O estúdio notabilizou-se pelo design de mobiliário, mas tem participação em várias mídias e é dirigido a distintos públicos. Na área de moda, os irmãos assinam a Coleção Campana da grife de joias H. Stern, além da reinterpretação em edição limitada da polo Lacoste e do histórico de colaborações com a marca de calçados e bolsas Melissa, da Grendene. Não há brasileira ligada em moda que não conheça a Melissa Campana, um fenômeno de vendas e de imitações mundo afora.


Melissa Campana
Sucesso de vendas no Brasil e copiada em todos os outros continentes, a Melissa Campana é um dos maiores fenômenos do setor calçadista. Cada ano, é reinventada pela dupla de designers. A mais recente é a Melissa Costela de Adão (R$ 70, preço estimado), alçada a hit do verão 2011, no SP Fashion Week. "O sucesso é tanto que, no Exterior, pensam que nós somos designers de calçados", diverte-se Humberto. "O fato de ser amplamente copiada não deixa de ser uma homenagem ao nosso trabalho."


Melhores momentos

Humberto é graduado em Direito; Fernando, em Arquitetura. Nasceram no interior paulista e o interesse pelo design surgiu no final de 1983. Logo, a dupla se tornaria a mais festejada do Brasil, com influência mundial. Fernando e Humberto transfiguraram o design brasileiro e provocaram um refluxo na produção internacional de mobiliário, fazendo a indústria acolher etapas artesanais no processo de produção em massa. Em Porto Alegre, a loja Habitart obtém exclusividade na comercialização de alguns objetos com valores de obras-de arte. A fruteira Sushi, por exemplo, custa RS 2.075. O balcão Célia, R$ 12.010.


Cadeira Vermelha
Feita com estrutura de ferro cromado e assento de 300 metros de cordas de algodão tingido trançadas a mão, é produzida pela empresa italiana Edra. "Tivemos que fazer um vídeo para a Edra entender como ela deveria ser feita", conta Humberto. O sucesso foi tanto que a loja italiana Vitra criou uma versão só com as cores da Itália.

Cadeira Corallo
É presença em acervos de importantes museus e serviu de inspiração para o saca-rolhas desenvolvido pela Tramontina e para a Melissa Corallo. Segundo os Campana, tem potencial para amadurecer ainda mais. "Conseguimos uma poesia muito grande, mas acreditamos que ainda existirá uma ferramenta que permitirá o desenvolvimento de um silicone que se molde ao corpo", diz Humberto.

Cadeira Favela
Inspirada na favela da Rocinha, no Rio, apresenta um conceito do acúmulo de materiais. É feita com ripas de madeira encontradas nas ruas de São Paulo. "É o chamado anti-design", define Humberto. Junto com a Cadeira Vermelha, pertence ao acervo do Centre Georges Pompidou, em Paris. É fabricada fora do Brasil, em edições limitadas, e custa 7,6 mil euros.


Desconfortáveis
As cadeiras Positivo e Negativo, feitas de aço, são representantes da inesquecível e primeira exposição da dupla, Desconfortáveis, e simbolizavam a ruptura com o dogma da funcionalidade. "Nessa época, eu queria ser escultor, e elas revelam um trabalho bem autoral", conta Humberto.

Cadeira Sushi
Composta de retalhos de diferentes tecidos, é uma das peças que mais agradam aos irmãos Campana, fabricada pela empresa italiana Edra. "Ela foi muito pouco divulgada e aponta para um conceito novo de se fazer móvel. Não possui estrutura, ou melhor, as estruturas são os tecidos, colados

Polo Lacoste
A dupla brincou com a tradição do crocodilo da Lacoste, com linhas embaralhadas, aglomerados de corpos, materiais e tecidos sobrepostos. As polos fizeram parte da Lacoste Holiday Collector's Series 2009, modelos em edição limitada - apenas 20 mil unidades e só produzidas sob encomenda. "A gente quis fazer um trabalho bem brasileiro", diz Humberto. A mais impressionante é a polo feita apenas com os crocodilos grudados uns aos outros, sem nenhum outro tecido. Lembra as rendas do Nordeste.


Coleção H.Stern
A coleção Campana para H.Stern, pensada pela dupla em parceria com a equipe da joalheria, compreende várias peças, mas a preferida deles é o bracelete Pantrográfica, feito de aço. "Porque ele se aproxima mais de nosso trabalho, que é criar com o barato no sentido do banal", analisa Humberto. O bracelete Mosaico e os brincos Craft também fazem parte da série especial de 65 peças divididas em 10 linhas conceituais.

Achei essa matéria muito bacana e resolvi postar aqui para vocês. Saiu no caderno Donna da Zero Hora no último domingo e está no site do caderno também. Acesse e veja a matéria completa.
Fonte:
www.donnazh.com.br (matéria de Mariana Kalil)


quinta-feira, 22 de julho de 2010

Nosso blog cresceu

Olá!

Gostaria de compartilhar com muita alegria, que hoje, dia 22 de julho de 2010 nasceu o nosso site!

Nosso blog cresceu, virou "gente grande".

Mas não pense que o blog ficará de lado. De jeito nenhum!

Ele passa a fazer parte do site, para continuarmos trocando idéias, postando novidades, dicas e muito mais.

Agradeço os seus cliques por aqui.

Agora, você pode continuar interagindo no site www.greicealbuquerque.com.br

Acesse e confira nossos Serviços, Projetos, Blog...

Acha que paramos por aqui? Claro que não.

Em breve teremos mais novidades.

Abraço,

Arq. Greice Albuquerque

SIMPLESMENTE BRANCO

Mobiliário e acessórios que provam
 a elegância atemporal dos brancos


O que poderia ser melhor do que afundar-se numa cama com lençóis brancos ou sentar-se à mesa de jantar com uma elegante toalha e louças brancas? 

O mobiliário branco amplia o ambiente, deixando-o com uma luminosidade incrível. Além de elegante o branquinho básico ou nada básico é eterno.






1. Mod Cloth 2. Vivre 3. Impressionen 4. Hickory Chair 5. Table Art 6. Moma Store 7. Tonic Home 8. Bodie and Fou 9. Lazy Susan 10. Pinch Design 11. Maisons du Monde 12. Z Gallerie 13. Neiman Marcus 14. Weego Home 15. Z Gallerie 16. 2B Mod 17. Angela Adams 18. Hidden Art Shop 19. Illu-Stration 20. Baker 21. Ineke Hans 22. Impressionen 23. Burke Decor 24. Shop Plasticland 25. C. Bell Furnishing

  
Qual móvel ou acessório branco que não pode faltar na sua casa?
Deixe seu comentário.

Fontes:
Elle Decor
Dwekllings and décor

quinta-feira, 15 de julho de 2010

Tudo de Cor para Porto Alegre

A Tintas Coral está "aquecendo" a cidade com um iniciativa muito legal!

A inspiração fica por conta do nosso belíssimo pôr-do-dol no Guaíba.

  
Gostaram das cores?

Então, anota aí: Azul Céu, Outono quente, Flor do Deserto, Sombra Mística, Porção de amora, Malva de Inverno e Canção da Cidade.

Funciona assim: escolhem algum lugar das principais cidades do país e...TUDO DE COR PARA VOCÊ!



Aqui em Porto Alegre o lugar escolhido foi o casario da R. João Alfredo, no bairro Cidade Baixa.

Fontes:
twitter.com/FredLuz
twitter.com/tintascoral

terça-feira, 13 de julho de 2010

Adesivos diferenciados



Adorei essa loja de adesivos que fica em Paris!

A Les Invasions Ephémères, além de vender pela internet, agora tem uma loja muito bacana no Marais.





O site é lindo! Vale espiar e se inspirar.


Fontes:

(Obs.: Esse site é ótimo! Dicas quentes! É de uma brasileira que mora em Paris. Quando estive na Cidade Luz aproveitei demais as dicas).

(Foto da fachada)


quinta-feira, 8 de julho de 2010

Amarelo Decor

Hoje olhei da janela do meu escritório e pude ver a chuva chegando...

Poxa! O veranico de julho estava tão lindo, com os dias ensolarados...

Aí me veio o insight desse post.

Amarelo é a cor escolhida, a cor do sol, alegre e brilhante.


Cor de mel e mostarda lembram o lar e sugerem calor, conforto e segurança - tonalidades perfeitas para termos à nossa volta quando as coisas estão difíceis e precisamos nos sentir acalentados.

Loft (Casa Cor RS 2009) - Dormitório em tons de dourado e mostarda
O toque do azul-esverdeado dos porta-travesseiros ficou muito elegante.

Tons cítricos agudos e ácidos como o limão trazem uma imagem de energia esportiva e de tecnologia moderna - cores com vigor e audácia, capazes de levantar qualquer projeto de interiores.


Cores ensolaradas como banana e trigo oferecem um novo nível de suave neutralidade - o perfeito pano de fundo para neutros mais frios e espaciais, assim como tons que nos remetem à atmosfera, como determinados cinzas e azuis esverdeados.



- Loft Casa Cor RS 2009 foi um projeto de Arq. Greice Albuquerque, Danielle Garros e Dione Garros
(Foto: André Bastian Photography)
- Demais imagens do site Decoração e Idéias
- Texto extraído do Colour Futures 2010 (Coral)

quarta-feira, 7 de julho de 2010

Interiores - Casa de Passarinho?

Isso mesmo!

Recebi esse vídeo e quero compartilhar com vocês.

Mostra a casa (loft?) de um passarinho cool.

O que posso dizer? Bem criativo!


segunda-feira, 5 de julho de 2010

Capitonê Decor

RELEITURAS DO CLÁSSICO CAPITONÊ SÃO TREND NA DECORAÇÃO


O sofá Chesterfield é um clássico desse recurso decorativo que serviu de referência para algumas dessas releituras que vocês poderão apreciar abaixo.

Encontrei um loja na internet que vende sofás, cadeiras e poltronas no melhor "estilo" Chesterfield. Vale dar uma espiada na Chesterfield1780.

 
No Living da Casa Cor RS 2010, tem uma idéia bem bacana e atual de utlizar o capitonê.
São pequenos leds que dispostos na parede que criam esse efeito.



 
Encontrei uma luminária pendente dos designers italianos do DZstudio

 
O capitonê estilizado do sofá Coroa, com design de Marcelo Rosenbaum. 




Não poderia deixar de fora essa versão infantil da poltrona Barcelona de Mies Van der Rohe.
(Como vocês sabem, adoro cadeiras e poltronas!)


Fontes:

Maquiagens - Como organizar

Armário para maquiagens, esmaltes, perfumes e tudo aquilo que amamos!
As divisórias são de acrílico e as prateleiras de vidro
Loft - Casa Cor RS 2009

O sonho das mulheres é ter um lugarzinho só para organizar as maquiagens, esmaltes...
Todos aqueles itens sem os quais não "sobrevivemos".
Bom, na correria do dia-a-dia o ideal é que tudo esteja bem à mão.
Pensei...vamos colocar no banheiro.

No banho da moça as gavetas tem espaço especial
para guardar as maquiagens e esmaltes
Banho da Moça (Projeto residencial)


Ao acordar o primeiro lugar que geralmente vamos é o banheiro. Então...é para lá que "elas vão".

       Gavetas com divisórias em acrílico para organizar as maquiagens e esmaltes.
 Banho da Moça (Projeto residencial)


Projeto do Loft - Casa Cor RS 2009 - Arq. Greice Albuquerque, Danielle Garros e Dione Garros
Projeto Banho da Moça - 2009/2010 - Residencial - Arq. Greice Albuquerque e Danielle Garros
Fotos: André Bastian Photography e Arq. Greice Albuquerque