segunda-feira, 26 de julho de 2010

Os craques do design: Fernando e Humberto Campana, referência no Brasil e no mundo


Irmãos Campana vêm ao Rio Grande do Sul
para o lançamento de sua mais nova criação

A notícia de que os designers paulistas e irmãos Humberto e Fernando Campana vêm a Porto Alegre, na próxima quarta-feira, para o lançamento de um saca-rolhas em evento só para convidados, no Café de La Musique é praticamente como dizer que a über-model Gisele Bündchen desfilará no DonnaFashion, ou que Pelé está escalado para um Gre-Nal entre gremistas e colorados veteranos. A diferença dos Campana para Gisele e Pelé é única: diferentemente da moda e do futebol, o design é seara ainda pouco conhecida e explorada no Brasil. Por isso, a comparação pode soar meio exagerada. Mas não é.

Humberto (sentado) e Fernando (em pé) lamentam a falta de visão do empresariado brasileiro
 e a carência de investimentos em design. "A hora é agora", avisam - Eduardo Knapp, Folhapress
Fernando e Humberto Campana simbolizam a expressão máxima dessa profissão no país e servem de referência em outros continentes. São reconhecidos por sugerir novos códigos de leitura sobre os objetos, além de contribuir para mudanças de perspectivas sobre a vida cotidiana.

Nada mais natural, portanto, que o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin) pedisse socorro aos Campana para que ajudassem a vender a imagem do vinho brasileiro aqui e lá fora. O resultado foi a criação deste saca-rolhas ao lado, o novo ícone da marca Vinhos do Brasil/Wines From Brazil, fabricado pela Tramontina e, desde já, objeto de cobiça dos aficionados pela bebida e pelo design.
 
O lançamento
O saca-rolhas criado pelos irmãos Campana com arame de aço inox ajudará a vender
a nova imagem dos vinhos brasileiros no Brasil e no Exterior

É a força da natureza e o poder de abstração, um objeto funcional, mas extremamente emocional e lúdico – define Humberto Campana. – Vejo o design como objeto de afeto. Estamos vivendo muito pouco o afeto e tentamos trazer essa emoção para os nossos objetos.
 
 
O estúdio notabilizou-se pelo design de mobiliário, mas tem participação em várias mídias e é dirigido a distintos públicos. Na área de moda, os irmãos assinam a Coleção Campana da grife de joias H. Stern, além da reinterpretação em edição limitada da polo Lacoste e do histórico de colaborações com a marca de calçados e bolsas Melissa, da Grendene. Não há brasileira ligada em moda que não conheça a Melissa Campana, um fenômeno de vendas e de imitações mundo afora.


Melissa Campana
Sucesso de vendas no Brasil e copiada em todos os outros continentes, a Melissa Campana é um dos maiores fenômenos do setor calçadista. Cada ano, é reinventada pela dupla de designers. A mais recente é a Melissa Costela de Adão (R$ 70, preço estimado), alçada a hit do verão 2011, no SP Fashion Week. "O sucesso é tanto que, no Exterior, pensam que nós somos designers de calçados", diverte-se Humberto. "O fato de ser amplamente copiada não deixa de ser uma homenagem ao nosso trabalho."


Melhores momentos

Humberto é graduado em Direito; Fernando, em Arquitetura. Nasceram no interior paulista e o interesse pelo design surgiu no final de 1983. Logo, a dupla se tornaria a mais festejada do Brasil, com influência mundial. Fernando e Humberto transfiguraram o design brasileiro e provocaram um refluxo na produção internacional de mobiliário, fazendo a indústria acolher etapas artesanais no processo de produção em massa. Em Porto Alegre, a loja Habitart obtém exclusividade na comercialização de alguns objetos com valores de obras-de arte. A fruteira Sushi, por exemplo, custa RS 2.075. O balcão Célia, R$ 12.010.


Cadeira Vermelha
Feita com estrutura de ferro cromado e assento de 300 metros de cordas de algodão tingido trançadas a mão, é produzida pela empresa italiana Edra. "Tivemos que fazer um vídeo para a Edra entender como ela deveria ser feita", conta Humberto. O sucesso foi tanto que a loja italiana Vitra criou uma versão só com as cores da Itália.

Cadeira Corallo
É presença em acervos de importantes museus e serviu de inspiração para o saca-rolhas desenvolvido pela Tramontina e para a Melissa Corallo. Segundo os Campana, tem potencial para amadurecer ainda mais. "Conseguimos uma poesia muito grande, mas acreditamos que ainda existirá uma ferramenta que permitirá o desenvolvimento de um silicone que se molde ao corpo", diz Humberto.

Cadeira Favela
Inspirada na favela da Rocinha, no Rio, apresenta um conceito do acúmulo de materiais. É feita com ripas de madeira encontradas nas ruas de São Paulo. "É o chamado anti-design", define Humberto. Junto com a Cadeira Vermelha, pertence ao acervo do Centre Georges Pompidou, em Paris. É fabricada fora do Brasil, em edições limitadas, e custa 7,6 mil euros.


Desconfortáveis
As cadeiras Positivo e Negativo, feitas de aço, são representantes da inesquecível e primeira exposição da dupla, Desconfortáveis, e simbolizavam a ruptura com o dogma da funcionalidade. "Nessa época, eu queria ser escultor, e elas revelam um trabalho bem autoral", conta Humberto.

Cadeira Sushi
Composta de retalhos de diferentes tecidos, é uma das peças que mais agradam aos irmãos Campana, fabricada pela empresa italiana Edra. "Ela foi muito pouco divulgada e aponta para um conceito novo de se fazer móvel. Não possui estrutura, ou melhor, as estruturas são os tecidos, colados

Polo Lacoste
A dupla brincou com a tradição do crocodilo da Lacoste, com linhas embaralhadas, aglomerados de corpos, materiais e tecidos sobrepostos. As polos fizeram parte da Lacoste Holiday Collector's Series 2009, modelos em edição limitada - apenas 20 mil unidades e só produzidas sob encomenda. "A gente quis fazer um trabalho bem brasileiro", diz Humberto. A mais impressionante é a polo feita apenas com os crocodilos grudados uns aos outros, sem nenhum outro tecido. Lembra as rendas do Nordeste.


Coleção H.Stern
A coleção Campana para H.Stern, pensada pela dupla em parceria com a equipe da joalheria, compreende várias peças, mas a preferida deles é o bracelete Pantrográfica, feito de aço. "Porque ele se aproxima mais de nosso trabalho, que é criar com o barato no sentido do banal", analisa Humberto. O bracelete Mosaico e os brincos Craft também fazem parte da série especial de 65 peças divididas em 10 linhas conceituais.

Achei essa matéria muito bacana e resolvi postar aqui para vocês. Saiu no caderno Donna da Zero Hora no último domingo e está no site do caderno também. Acesse e veja a matéria completa.
Fonte:
www.donnazh.com.br (matéria de Mariana Kalil)


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